Neuro Center

E S P E C I A L I D A D E S

Portrait Of Young Arab Woman Suffering From Nausea At Home, Millennial Middle Eastern Female Having Morning Sickness, Ill Lady Sitting On Couch In Living Room, Covering Mouth And Touching Belly

CEFÁLEIA

A Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico. Ela pode ocorrer isoladamente como manifestações de um complexo sintomático agudo, como a enxaqueca e cafaléia tensional (cefaléias primárias), ou pode fazer parte de uma doença em desenvolvimento, como infecções, neoplasia cerebral ou sangramentos intracranianos (cefaléias secundárias).

Estima-se que cerca de 90% da população mundial já apresentou ou irá apresentar um episódio de cefaléia ao longo da vida. Assim, é necessária uma avaliação completa e sistemática das dores de cabeça, por um médico neurologista. O reconhecimento de fatores precipitantes pode ajudar no estabelecimento do diagnóstico da cefaléia, um exemplo bem típico é o desencadeamento instantâneo de crises de cefaléia em salvas após ingesta de álcool, ou àquelas desencadeadas por consumo de queijos, vinhos e cheiros fortes, como a enxaqueca.

Algumas cefaléias podem ser acompanhadas de sintomas que antecedem a dor propriamente dita, como alterações visuais de curta duração (aura visual), pontos luminosos na visão (escotomas cintilantes), irritação, fadiga, falta de apetite e depressão. A dor pode ser de característica pulsátil, latejante, pressão, aperto, fincadas, ardência, lancinante, além de intensidade fraca, moderada ou intensa. Também pode ser unilateral, bilateral, holocraniana (toda cabeça) e outras regiões. Na enxaqueca é comum a presença de náuseas, vômitos, fotofobia ou fonofobia, sendo geralmente a dor de moderada a forte intensidade.

As dores de cabeça também podem se manifestar associadas à sintomatologia autonômica (hiperemia ocular, lacrimejamento, obstrução nasal, edema palpebral), como na cefaleia em salvas e Hemicrania Paroxística.