CONSULTÓRIO VILA CLEMENTINO

 (11) 5549-6834

CONSULTÓRIO BELA VISTA

(11) 3596-3052

Visitas Domiciliares

Visitas domiciliares e hospitalares.

(11) 98536-6030

Agende por Telefone

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame cerebral, é um dos maiores problemas de saúde em todo mundo, devido sua alta prevalencia e custo. É caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento de uma artéria que irriga o cérebro, gerando o AVC isquemico, que corresponde a 85% dos AVCs. O rompimento e vazamento de sangue com hemorragia de vasos sanguíneos cerebrais é responsável pelo AVC hemorrágico, que é menos comum que o isquêmico e corresponde aos 15% restantes.

O AVC é uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar diversos tipos de sintomas como paralisia ou dificuldade de movimentação dos membros, dificuldade na fala e articulação das palavras, desvio da boca, alteração visual, dormência ou formigamento de um lado do corpo, desequilíbrio da marcha, entre outros. Pode evoluir com outras variedades sinais clínicos, e até mesmo o coma nos casos mais graves, conforme o tamanho da área do cérebro acometida. O AVC isquemico possui como causas a doença aterosclerótica de pequenos e grandes vasos, ou a embolia cardíaca. O AVC hemorrágico apresenta como principal fator de risco a hipertensão arterial sistêmica.

Em caso de suspeita de AVC, deve-se procurar com urgência um pronto socorro para avaliação neurológica e rápido tratamento do mesmo, pois existem terapias anti-trombóticas que são realizadas na fase aguda do AVC, com a possibilidade da reversão das alterações neurológicas.

Agende uma Consulta